Redução do custo de frete por meio de simulações
- Renato Ormelezzi
- 23 de set. de 2020
- 3 min de leitura

A cada dia é possível observar uma concorrência feroz entre empresas de diferentes segmentos.
Navegar em um oceano azul, onde há pouca ou praticamente nenhuma concorrência é algo cada vez mais raro no mercado atual. Por isto, otimizar processos, aumentar as vendas e, principalmente, reduzir custos se tornou estratégico para o sucesso de qualquer empresa.
Companhias de grande e médio porte gastam milhões em frete anualmente e é justamente na logística que está a grande oportunidade de aumentar a lucratividade de seu negócio.
Estima-se que, em média, uma empresa de grande porte gaste no Brasil em torno de 11% do seu faturamento em fretes, acima da média de concorrentes como EUA (8,5%) e China (10%).
Opções de mercado
Alinhado ao fato de que o mercado atualmente nos oferece muitas opções em qualquer ramo de negócio, com relação a escolha de parceiros para a realização do frete a situação não é diferente. Existem muitas transportadoras brigando para ganhar o contrato de transporte de sua empresa. Em algumas situações podemos citar facilmente mais de 50 nomes como opção de transporte para um mesmo itinerário.
Exatamente por haver um grande leque de opções, o BID é parte fundamental em qualquer companhia com custo relevante de frete para se manter competitiva no mercado.
Realizando uma análise detalhada das opções de frete no mercado, é possível conseguir contratos vantajosos para a companhia embarcadora, resultando na redução de custo de frete e posteriormente transferindo este ganho para a revisão dos valores de venda dos produtos. Ou seja, um trabalho bem feito na avaliação das opções de transporte no mercado pode significar uma vantagem no mercado em relação ao seu concorrente direto.
As grandes companhias varejistas costumam trabalhar bem esta parte do processo para garantir vantagens no valor de venda dos produtos oferecidos ao consumidor final.
As análises tabelas de preço ou contratos são realizados através de simulações de frete baseadas nos faturamentos. A maioria das empresas ainda executa este processo de forma manual e por amostragem, entretanto, é importante sinalizar que existem alguns sistemas que podem realizar estas simulações, auxiliando na redução do tempo de execução do BID, no aumento da confiabilidade dos dados obtidos e resultando em uma análise realizada para um período de faturamento específico e não por amostragem como costuma acontecer sem o auxílio de um TMS.
Em estudo de caso realizado em uma empresa multinacional do ramo farmacêutico, situada em Jaguariúna-SP foi possível verificar uma redução de 20 dias úteis no tempo total utilizado pelos analistas de logística para realização do BID após a implementação de um TMS líder de mercado.
Além do ganho no valor agregado hora/homem, a companhia obteve outros resultados importantes para o redirecionamento de suas operações e futuras negociações de frete.
Através da simulação de fretes utilizando um sistema de apoio, é possível verificar por exemplo, o impacto financeiro de um reajuste de apenas 0,6% no contrato vigente, dentro de um período de faturamento trimestral da empresa.
O TMS citado no case dá a opção de análise de impacto de reajustes de tabelas de preço com base em faturamentos históricos. Ou seja, o gestor pode avaliar com exatidão o valor que a empresa teria gasto no semestre anterior caso o reajuste já estivesse em vigor.
Em outro exemplo, é possível fazer uma comparação de transportadoras que realizam entregas nos mesmos percursos ou regiões, escolhendo o parceiro que oferece o melhor frete e melhor prazo de entrega.
Tudo isso com base em dados históricos. A periodicidade da análise fica a cargo do gestor.
Conclusão:
Utilizando um sistema de apoio, existem inúmeras oportunidades de ganho paras os embarcadores. O TMS líder de mercado estima que seus clientes consigam obter em média 5% de redução de fretes utilizando o módulo de simulações.
Como foi citado acima, este é um processo que pode e deve ser melhor explorado pelas companhias para aumentar a competitividade e se manter em vantagem em um mercado onde a competição é grande em praticamente todas as áreas. Especialmente em momentos de crise como estamos vivenciando no Brasil.
Comments